Conheça a Trilha de Bicicleta na UFMG

Trilha de Bicicleta na Pampulha em BH

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um local privilegiado para os amantes do ciclismo. A instituição conta com uma extensa área verde, com diversos tipos de trilhas, que atraem ciclistas de todos os níveis.

Um dos passeios mais populares é a trilha de bicicleta que ocorre aos sábados, às 8h02, saindo da loja Bert Bike, localizada na Rua Conceição do Mato Dentro, 135 – Ouro Preto. O giro é marcado em um grupo do WhatsApp, aberto a todos.

O passeio é um role no ritmo da galera, onde qualquer nível de participante é bem-vindo. A ideia é que todos possam curtir o pedal, independentemente de sua experiência ou condicionamento físico.

As trilhas da UFMG variam de nível técnico. Há opções para iniciantes, com trechos planos e fáceis, até trilhas mais desafiadoras, com subidas e descidas técnicas.

COMO CHEGAR:

O track tem início em frente a Escola de Belas Artes, bem próximo da portaria principal da UFMG (Av. Antônio Carlos). Há vagas para estacionamento no interior da universidade.


Horário: O campus está aberto de segunda à sexta de 7 às 21h e no sábado de 7 às 14.
No domingo a entrada é controlada.

A TRILHA:

Saindo do ponto inicial, o trajeto segue para uma estradinha de terra na mata e logo tem início um single track bem tranquilo. Depois de margear a mata, a trilha sai próximo da Impresa Oficial, onde há uma subida bem acentuada. Subir sem empurrar exige uma boa técnica e, até mesmo, algum preparo na bike. Se for empurrar, saiba que é um trecho curto. Depois o terreno estabiliza e segue em direção ao limite da Universidade, a cerca da Av. Abrahão Caran.

Por uma estradinha se segue em aclive constante, sempre paralelo a cerca, até as proximidades da outra portaria da Universidade. Neste trecho é preciso margear a mata pela esquerda, passando por dentro de um canteiro de obras (Dez/2016). Depois de descer uma rampa curta, o trajeto continua por uma estradinha em meio a mata. Neste trecho tem algumas bifurcações. Sempre em declive, a estradinha desemboca no calçamento, por onde é preciso subir.

Em aclive o trajeto se aproxima da Unidade Administrativa, passando por trás do prédio e se aproximando novamente da cerca da Universidade. Depois que o relevo estabiliza, começa uma longa descida por um single track até as proximidades da Faculdade de Farmácia. ATENÇÃO no final da descida: para não gerar risco aos pedestres, foi colocada uma faixa no local, induzindo a passagem próximo a guarita e em baixa velocidade.

Segue-se margeando a cerca da Universidade, primeiro por uma subida moderada e depois um declive moderado por uma estradinha, onde há duas porteiras. Continua-se paralelo à cerca, ignorando as saídas à esquerda, até a proximidade do prédio de Educação Física.

É preciso atravessar uma parte do estacionamento da EF, atalhando para sair no calçamento adiante. Daí tem início uma subida moderada por um trecho calçado. À direita, bem rente à cerca, há um pequeno single track na grama.

Depois da Odontologia há uma subida moderada, passa-se pela entrada da Estação Ecológica e CDTN. Atrás da Veterinária há uma passagem por um single track, para retornar ao calçamento adiante. Próximo a entrada da Farmácia, é preciso deixar o calçamento em favor de uma trilha que sobe à direita, entrando na mata. É um aclive acentuado até o ponto mais alto da trilha. Logo em seguida começa uma declive moderado a acentuado em single track, que passa por trás do Restaurante Universitário e termina no calçamento.

No calçamento é preciso seguir pela direita, dando a volta até encontrar a cerca da Universidade mais uma vez. Passa-se por um single track em ligeiro declive. Neste ponto é preciso ter MUITA ATENÇÃO com os arames a altura da cabeça (principalmente se estiver em pé na bike).

O trajeto segue acompanhando a cerca, num misto de ruas calçadas e single track sem muitas dificuldades técnicas. Já no trecho final, depois de passar o local de compostagem, segue-se margeando a mata até o ponto em que há um single track que avança para o seu interior. O single é bem fechado, com muitas árvores rente ao trilho. Rapidamente chega-se ao barranco, com cerca de 2 metros, por onde é preciso descer. Depois é só prosseguir em ligeiro declive, acompanhando a cerca, até a portaria da Av. Antônio Carlos.

Rodando tudo, é possível percorrer cerca de 14 km dentro da universidade. Podendo ter participantes de diversos níveis.

Se você está procurando um passeio de bicicleta divertido e desafiador, a trilha da UFMG é uma ótima opção. Basta entrar no grupo do WhatsApp e confirmar presença.

Dicas para o passeio

  • Leve água e um lanche para o caminho.
  • Use roupas e equipamentos adequados para o ciclismo.
  • Respeite os outros ciclistas e pedestres.
  • Tenha cuidado com os obstáculos nas trilhas.

Entre em contato para participar do grupo através do número: (31) 9 9331-0972 BERT

Embarque nessa aventura!!

A Bert Bike Store é a loja ideal para quem quer participar da trilha e precisa de uma bicicleta. A loja oferece uma grande variedade de bicicletas para todos os níveis de experiência, além de acessórios e equipamentos para ciclismo.

Entre em contato com a Bert Bike Store e agende uma visita para conhecer as bicicletas disponíveis.

Aproveite a trilha da UFMG e curta um dia de pedal com muita diversão e aventura!

mountain bike bh; trilha de bike na ufmg pampulha bh